segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Argentina

Curtindo Buenos Aires e Córdoba

2010....  Passei 10 dias passeando por Buenos Aires e 5 dias em Córdoba.
Foram momentos para descansar depois de três anos sem férias. E gostei bastante.
A cidade é ótima para ser explorada a pé e o metrô dá acesso praticamente a todos os lugares importantes.
Fiz toda a programação de turista e de não-turista. Buenos Aires continua linda, gostosa, amigável. Os parques de Palermo são lindos e sossegados.


Caminhar à toa pela cidade, comprar uma revista no quiosco, tomar um café com churros, passear pelos jardins e museus, e curtir um show junto com uma multidão de adolescentes no centro cultural.

Fiquei em Palermo, mas fui conhecer Recoleta, San Telmo, Boca, Centro, Puerto Madero, Congreso, Retiro.
Seguindo as dicas do meu irmão Fernando, dei um pulo até Colonia de Sacramento. Linda! Lembra muito Parati, Rio de Janeiro.


Minha viagem coincidiu também com a festa do bicentenário da Argentina.

Para comemorar o 200 º aniversário da Revolução de Maio de 1810 ou a celebração do Bicentenário, organizou se uma série de eventos a partir de 21 (de 18 horas) a 25 de maio, onde se apresentou vários festivais em alusivos no chamado Paseo del Bicentenário . A mesma foi realizada na Avenida 9 de julho entre as avenidas Corrientes e Avenida Belgrano.



Foi uma semana muito especial pela celebração, porque é uma data de grande significado histórica, representa o passado da Nação, o presente e projeção do futuro da Argentina.
Foram vistos durante os cinco dias de festas do Bicentenário vários eventos culturais, do folclore ao tango, à dança o humor, filmes, rock argentino desde o seu início e shows com músicos nacionais e internacionais.
Além dos astros locais, o nosso cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil também estiveram presentes.

A Argentina, e Buenos Aires em particular, é local para comer carnes e beber bom vinho. Os argentinos já competem com os chilenos e despontam no cenário mundial de produção vinícola. A uva Malbec é o símbolo do sucesso do vinho argentino, em sua maior parte oriunda da província de Mendoza, sob as encostas dos Andes.
Passei algumas poucas noites chuvosas curtindo um bom som (obviamente, o tango) e degustando vinho.
Rosa Negra, restaurante em Acassuso, localidade em San Isidro.. O restaurante é super bonito. O vinho Malbec, Lagarde, estava excelente, o t-bone é delicioso e como sobremesa: panqueca de doce de leite. Show de bola!

Córdoba! É o destino para descobrir a alma gaúcha, explorar as montanhas a cavalo ou a pé. As fazendas dos jesuítas de Córdoba, protegida pela UNESCO, estão entre os lugares culturais mais destacados no país. Os edifícios que estão cuidadosamente preservados nos ajudam a entender tanto a história colonial da Argentina como o fascinante período jesuíta dos séculos 17 e 18. Córdoba foi a cidade onde Che Guevara passou boa parte de sua vida.

São igrejas antigas, o Cabildo e a famosa Universidade Nacional de Córdoba. É uma cidade de jovens universitários. Modernos edifícios, shoppings, galerias cheias de gente que transformam o visual na “cidade cultura” em algo incrível. Livrarias, várias! Passei horas infurnada nas livrarias...
No dia que cheguei (25 de maio) a cidade estava em festa, desfiles, muita gente na rua. Assisti a vários shows na rua principal. Bares, boates, baladas, estão sempre lotadas de pessoas querendo se divertir, e a cidade nunca dorme. Muito segura e sem confusão. Gostei.

Ah! Antes de ir embora, comprei os deliciosos alfajores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário